Tipos de aparelho: qual é o aparelho recomendado para cada caso

Por Odonto em 01 de Agosto de 2017
tipos de aparelho

Na hora de consertar o sorriso, o tratamento ortodôntico é indicado pelos dentistas na maioria das vezes, para alinhar naturalmente os dentes. Entre as várias opções, conheça abaixo os diferentes tipos de aparelho e saiba como funciona cada um deles:

 

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos. Ele é chamado de fixo porque as peças do aparelho, chamadas de bráquete, são colados individualmente aos dentes com resina. Eles são utilizados em conjunto com um um fio de aço, chamado de “arco ortodôntico”, que promove e transmite uma pequena força direcionada sobre os dentes, fazendo com que eles se movam e corrijam a posição dos dentes, dependendo de como estas peças foram coladas. Neste tipo de aparelho, para prender o fio ortodôntico nos bráquetes são utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas ou o arco é amarrado com um outro fio de aço bem fininho.

 

Aparelho estético

O aparelho estético nada mais é do que do que uma versão do aparelho fixo onde os bráquetes não são feitos de aço e sim de materiais que se “camuflam”melhor à cor dos dentes naturais, sendo eles de policarbonato, porcelana ou safira, cada um com um grau diferente de opacidade.

 

Aparelho auto-ligável

Tanto o aparelho fixo quanto a sua versão estética têm evoluído nos últimos anos, sendo que ambos agora podem ser feitos com um sistema chamado de auto-ligável, onde os bráquetes não precisam mais das borrachinhas para prender os fios ou arcos ortodônticos, deixando o aparelho mais discreto.

Além disso, o aparelho auto-ligável também utiliza diferentes arcos, produzidos com ligas metálicas diferentes da convencional, o que pode diminuir o tempo necessário de tratamento e de manutenções, uma vez que não são necessárias novas trocas de borrachinhas e apenas dos arcos utilizados.

 

Aparelho lingual

O aparelho lingual é muito semelhante ao aparelho fixo, mas a diferença é que os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, do lado da língua. Por isso, também pode ser útil para quem deseja ter um tratamento mais discreto. Por incomodar um pouco a língua no começo do tratamento, pode ser um pouco mais difícil para algumas pessoas se adaptarem a este tipo de aparelho.

 

Aparelho móvel

O aparelho móvel ou removível é muito utilizado por crianças entre 6 e 12 anos, em fase de crescimento. Esta técnica com aparelhos removíveis para correção dos problemas de mordida e de dentes não alinhados em crianças é também conhecida como Ortopedia Facial. Os aparelhos removíveis utilizados pelo dentista especialista em ortodontia e ortopedia facial atuam como ferramenta auxiliar para a manutenção e ampliação de espaços naturais que existem entre os dentes de leite, prevendo o nascimento posterior dos dentes permanentes no futuro, e que ainda estão em desenvolvimento. São principalmente utilizados para corrigir problemas nas funções da boca, como a mastigação e a fala, acompanhando, corrigindo e direcionando o crescimento ósseo facial da criança, se preocupando com a futura posição dos dentes permanentes em desenvolvimento.

O aparelho removível tem vários tipos e seu desenho depende do problema ortopédico que as arcadas dentárias e os ossos faciais em desenvolvimento apresentam e que depende de atenção para ser resolvido. Este aparelho costuma ser feito com uma placa de resina acrílica, que pode ser transparente ou não, que leva também a alguns fios de aço que se posicionam e encaixam entre os dentes de leite e permanentes (se já houvem na boca), direcionando o desenvolvimento dos dentes e dos ossos dos maxilares, onde estão os dentes.

Em certos casos, crianças que usam aparelhos móveis podem precisar ainda de um complemento do tratamento ortopédico, feito posteriormente com o uso de aparelho fixo, por um período mais curto após o nascimento de todos os dentes permanentes.

 

Aparelho extrabucal

Um pouco menos utilizado nos dias de hoje, o aparelho extrabucal ainda existe e seu uso pode ser muito útil, principalmente na infância, para resolver alguns problemas ortodônticos e de ortopedia facial antes de da colocação de um aparelho fixo.

A versão mais comum do aparelho extrabucal muito utilizado em crianças consiste em um arco metálico, preso em alguns dentes dentro da boca e ligado por um elástico a uma faixa que passa pela parte de trás da cabeça. Existem diferentes tipos de aparelhos extrabucais, adaptados para corrigir o crescimento exagerado do osso da maxila (arcada superior), ou para conter o crescimento da mandíbula (arcada inferior), como a mentoneira.

 

Alinhadores/Aparelho invisível

Os alinhadores são moldeiras transparentes de acetato ou silicone e que são utilizadas para corrigir os dentes que estão com um grau menos acentuado de problemas de posicionamento na arcada. Praticamente imperceptível, o aparelho invisível é um dos tratamentos menos invasivos e é um pouco mais confortável para ser utilizado como opção ao aparelho convencional, apesar de um custo mais caro. 

 

Na OdontoPrev, quem tem os Planos Dental Orto e Dental VIP contam com acompanhamento ortodôntico especializado, desde o planejamento, colocação e até após a retirada do aparelho, com toda as manutenções mensais inclusas, sempre com cobertura em caso de emergências odontológicas.

 

Ainda não conhece os planos da OdontoPrev?

Clique AQUI e conheça todas as opções que a OdontoPrev tem para você e sua família.