Como limpar seu aparelho: Guia básico para a higiene do aparelho ortodôntico

Por Odonto em 26 de Julho de 2017
como limpar o aparelho dental

Quem usa aparelho fixo sabe que uma das coisas mais importantes para que o tratamento funcione é a correta higienização. Mas quem usa aparelho também sabe que isso não é nada fácil.

O aparelho fixo é de grande utilidade para quem tem dentes tortos e problemas de mordida para corrigir, mas ao mesmo tempo é um grande complicador da limpeza bucal, já que suas estruturas facilitam o acúmulo de sujeira e restos de alimentos enquanto, ao mesmo tempo, dificultam o acesso a certas áreas da boca.

Por isso, preparamos algumas dicas para facilitar a vida de quem usa aparelhos fixos e evitar que outros problemas bucais atrapalhem o andamento do seu tratamento:

 

Como escovar os dentes com aparelho

A escova de dentes de quem usa aparelho fixo deve ter, de preferência, cabo reto, cerdas macias ou extra macias e cabeça estreita e pequena. O ideal é retirar todas as partes removíveis do aparelho, como por exemplo os elásticos (se houverem), antes de escovar.

O jeito certo de escovar os dentes, com ou sem aparelho, é sempre com a escova posicionada em um ângulo de 45 graus em relação ao dente e em direção
à gengiva, fazendo movimentos vibratórios por pelo menos trinta segundos para cada grupo de dois dentes da boca. Primeiro escova-se a parte da frente, depois a de trás do mesmo modo (com movimentos vibratórios). Na parte de cima dos dentes, onde mordemos, sempre com movimentos de “vai-e-vem”. Primeiro escova-se uma arcada e depois a outra. Lembre-se sempre de escovar a língua (de trás para frente, com cuidado) e utilizar o fio dental.

Para quem tem aparelho, cuidado redobrado: preste atenção nos bráquetes e não deixe de escovar ao redor deles – é aonde fica o maior acúmulo de bactérias e restos de alimentos.

 

Escova ortodôntica

Quem usa aparelho também pode usar uma escova ortodôntica, que é um pouco menor que a normal e tem a cabeça com as cerdas recortadas, em um formato de “v” para acomodar o aparelho. Com ela é mais fácil limpar todo o aparelho.

 

Truque do fio dental

Para quem usa aparelho, O fio dental é essencial na hora da higienização bucal, mas o arame do aparelho fixo realmente dificulta a passagem do fio entre os dentes. Para ajudar nesse processo existe o famoso “passa-fio”, um pequeno objeto em formato de agulha que ajuda a direcionar o fio dental entre os “arames” do aparelho.  A ponta mais dura do passa-fio facilita a passagem entre os dentes e entre o arame do aparelho e assim a limpeza correta dessas áreas é garantida a cada sessão de higienização bucal.

 

Escova interdental

A escova interdental é algo que complementa o trabalho do fio dental, já que tem uma cabeça bem pequena e cilíndrica, e serve para limpar justamente essas áreas complicadas entre os dentes e entre um bráquete e outro. Use sem moderação.

 

Bochecho

O bochecho é o toque final da limpeza bucal e algo muito útil para quem usa aparelho, não só porque ajuda a eliminar possíveis restos de alimento que ficaram presos em algum lugar, como também ajuda a proteger a boca das bactérias. Evite os enxaguantes bucais com álcool em sua composição, para evitar aquela sensação de ardor desnecessário nas gengivas e nas bochechas (o álcool acaba por agredir essas superfícies). Se possível, opte também por aqueles que contenham flúor, para um efeito de proteção às cáries ainda maior.

 

Além destas dicas, siga sempre as orientações do seu Cirurgião-Dentista e cuide bem do seu aparelho e da sua saúde bucal.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Orto que tem a cobertura de aparelho e muito mais!

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.