Como aliviar o desconforto causado pelo aparelho ortodôntico?

Por Odonto em 01 de Agosto de 2017
dores do aparelho

O aparelho fixo é um dos tratamentos para correção dos dentes mais eficientes. É usado por milhares de pessoas no mundo todo. Mesmo assim, é inegável o fato de que o tratamento também não é feito só de alegrias e que, em alguns momentos, seus usuários podem se incomodar com o desconforto natural provocado pelo aparelho ativado na boca e com sua própria presença.

 

Tipos de desconforto causado pelo aparelho

O momento mais emblemático para quem usa aparelho nos dentes é o da consulta de rotina. É nesse momento que o ortodontista (dentista especialista neste tipo de tratamento de correção dos dentes) realiza os ajustes necessários no aparelho e o paciente geralmente tem que se re-acostumar à nova disposição de ativação do aparelho.

Como o aparelho é feito justamente para direcionar os dentes a mudar para o lugar correto, esse desconforto é mais do que normal e quase sempre inevitável. O problema é que muitas vezes  esse quadro permanece por um pouco mais de tempo

De qualquer forma, este tipo de tratamento, a ortodontia, tem evoluído cada vez mais e hoje esses quadros são um pouco menos comum para o paciente, já que já são utilizados fios mais modernos, onde não é necessária tanta pressão sobre os dentes.

Outro problema comum causado pelo aparelho é o do atrito natural dos fios ortodônticos (o famoso “araminho”) e das peças coladas nos dentes, (chamadas de bráquetes) com outras partes da boca, como a gengiva, a bochecha, a língua e os lábios. Muitas vezes, o aparelho em sí fica em contato direto com essas áreas da boca, e por isso é comum causar pequenas feridas, como “aftas” e até pequenos sangramentos.

 

Como ajudar a aliviar este desconforto causado pelo aparelho?

Existem diversos métodos caseiros para aliviar ou minimizar o desconforto causado pela presença do aparelho nos dentes. O que definitivamente não é recomendado pelos especialistas é que o paciente comece a se medicar regularmente para controlar as dores. O ideal é somente utilizar a medicação indicada pelo próprio dentista durante a consulta de manutenção.

Para isso, gelo e relaxantes naturais, como o chá de camomila, podem ajudar.  

O ideal é consumir apenas alimentos mais moles no primeiro e segundo dias após a consulta de manutenção (geralmente mensal), evitando assim sobrecargas de mordidas nos dentes, que ficam um pouco sensíveis.

Já no caso do contato entre as estruturas do aparelho com os tecidos da boca, o ideal é utilizar uma “capa de proteção”, a famosa “cerinha” ortodôntica, geralmente entregue pelo próprio dentista ao paciente. É só fazer uma bolinha de cera com os dedos e aplicar diretamente sobre o aparelho, nos locais próximos ao aparelho, onde surgirem irritações . A cera ajuda a criar uma barreira entre o aparelho e as áreas mais sensíveis.

Se houvem desconfortos um pouco mais extremos, o melhor é retornar logo ao ortodontista para uma nova consulta e reavaliação. Assim, o profissional pode analisar se é necessário realizar algum novo ajuste e identificar a causa maior deste desconforto.  

 

Na OdontoPrev os consumidores do Plano Dental Orto e do Plano Dental VIP contam não só com a colocação do aparelho, como também com toda a documentação e os exames necessários para o diagnóstico e todo o material e o serviço necessários para a manutenção do aparelho até o fim do tratamento.

 

Ainda não conhece os planos da OdontoPrev. Acesse e encontre o plano ideal para que você possa cuidar do seu sorriso.