Aparelho: quando usar?

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
aparelho quando usar

O uso de aparelho é um dos principais tratamentos odontológicos no mundo e uma das formas mais usadas para corrigir não só a posição dos dentes, como também a mordida e a estrutura óssea da face do paciente. Com isso, o aparelho pode solucionar também problemas relacionados a fala, a mastigação e a respiração.

O tipo de aparelho e o tempo de uso do mesmo dependem da necessidade que cada paciente tem e da resposta que o organismo do paciente vai dando ao longo do tratamento.

De qualquer forma, existem alguns motivos comuns para o uso do aparelho ortodôntico e que podem ser detectados em uma simples consulta a um dentista especializado.

Alguns deles são:

Dentes apinhados

O aparelho geralmente é a solução mais comum usada para tratar este problema, que se trata, nada mais, nada menos, de dentes que nascem muito próximos uns dos outros.

Além de afetar o lado estético, dentes apinhados ou dentes encavalados podem se tornar mais difíceis de limpar e assim, acumular placa e sofrer com cáries, gengivite e outros problemas dentais.

Dentes afastados/Diastema

Neste caso, o aparelho é utilizado para consertar dentes que estão muito afastados uns dos outros. O problema acontece geralmente por conta de dentes que não nasceram ou por dentes que acabam sendo pequenos demais. Isso também pode afetar o alinhamento da boca e causar problemas estruturais ainda maiores no futuro.  

Problemas de mordida

O uso de aparelho também costuma ser indicado para solucionar problemas de mordida.

Casos de mordida profunda ou sobremordida, quando os dentes anteriores posteriores cobrem quase a totalidade dos dentes inferiores, mordida aberta ou prognatismo, quando há um espaço entre os dentes inferiores e dentes superiores, mordida cruzada e topo a topo são alguns dos exemplos de problemas mordida que podem ser solucionados com o uso de aparelho.

O ideal é que, caso necessário, o aparelho seja colocado ainda durante a adolescência, facilitando assim a correção de possíveis problemas antes do desenvolvimento total da boca e dos dentes.  De qualquer forma, não há problema em iniciar o tratamento já na fase adulta.

A melhor maneira para saber se uma pessoa precisa ou não usar aparelho é sempre consultar um ortodontista ou dentista especializado na área e obter toda a documentação e os exames necessários para fazer o diagnóstico e se for necessário, que tipo de aparelho o paciente precisa usar.

 

Na OdontoPrev os consumidores do Plano Dental Orto e do Plano Dental VIP contam não só com a colocação do aparelho, como também com toda a documentação e os exames necessários para o diagnóstico e todo o material e o serviço necessários para a manutenção do aparelho até o fim do tratamento.

 

 

Ainda não conhece os planos da OdontoPrev. Acesse e encontre o plano ideal para que você possa cuidar do seu sorriso.