Aparelho extrabucal: para que serve e como funciona

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
aparelho extrabucal

Certamente um dos tratamentos mais odiados e temidos pelos pacientes, o aparelho extrabucal, é muito rejeitado por sua aparência. Ainda assim, o chamado “freio de burro” pode ser um meio muito útil para tratar problemas ortodônticos, principalmente durante a infância e adolescência.

O aparelho extrabucal consiste em um arco preso à boca e ligado por um elástico a uma faixa que passa pela parte de trás da cabeça e é usado principalmente para corrigir alguns problemas de desenvolvimento dos dentes e dos ossos da boca. 

Existem diferentes tipos de aparelho extrabucal, sendo alguns para corrigir o crescimento exagerado da maxila (arcada superior), como o próprio aparelho extrabucal, e outros para conter o crescimento da mandíbula (arcada inferior), como a mentoneira.

No entanto, o uso do aparelho extrabucal tem diminuído nos últimos anos, já que tanto os pacientes quanto os dentistas têm buscado alternativas esteticamente mais agradáveis. Mas o uso do aparelho extrabucal ainda é muito útil para evitar a realização tratamentos mais delicados no futuro, como a extração ou cirurgia.

De qualquer forma, muita gente ainda utiliza o aparelho em casa. Isso porque o aparelho extrabucal não precisa ser utilizado o tempo inteiro, e sim ao menos por 12 horas diárias. Ou seja, o paciente pode usar o aparelho extrabucal quando estiver dormindo e por mais algumas horas e já estará livre para o resto de dia.

Ainda assim, na maioria dos casos, somente o uso do aparelho extrabucal não é suficiente para corrigir definitivamente os principais problemas ortodônticos, sendo necessário o uso do aparelho fixo depois para refinar o alinhamento dos dentes. 

De qualquer forma, a decisão sobre o uso do aparelho extrabucal cabe a um ortodontista.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Orto que tem a cobertura de aparelho e muito mais!

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.