Hábito de sucção: como chupar o dedo e a chupeta podem prejudicar o desenvolvimento bucal do seu filho

Por Odonto em 27 de Julho de 2017
habito de succao

Não é nada novo: desde que se tem lembrança, bebês e crianças têm mania de chupar o dedo ou a chupeta. Mas por isso mesmo também não é nova a preocupação dos pais e responsáveis. Quais são as consequências que esse hábito de sucção pode ter para as crianças?

O hábito de sucção é na verdade um instinto completamente natural de um bebê, relacionado diretamente ao ato da amamentação, sendo que por volta de dois terços dos bebês têm esse hábito. Mas, ao contrário do ato de mamar, chupar chupeta ou chupar o dedo não favorece a futura dentição da criança e estes hábitos não são recomendados pelos odontopediatras.

Principalmente depois dos três anos de idade, esses hábitos podem prejudicar futuramente a respiração, a mastigação, a fala e até a postura da cabeça da criança.

Se o hábito se mantiver até a época do nascimento dos dentes permanentes, por volta dos seis anos de idade, eles podem causar a má oclusão (mordida aberta, mordida fechada, etc.) e gerar a necessidade de um tratamento ortodôntico no futuro.

Entre o dedo e a chupeta, a segunda opção é um pouco menos prejudicial, porque pode ser melhor controlada pelos pais e mais facilmente retirada. O ideal é que o uso da chupeta não passe dos dois anos de idade.

Seja antes ou depois disso, o processo de abandono da chupeta tem que ser feito de maneira tranquila e aos poucos, até que a criança não sinta mais falta da chupeta, sempre com muita conversa e cuidado para não causar maiores traumas.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria, desde o primeiro ano de vida até os 7 anos completos.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.