Placa de clareamento: como funciona

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
como funciona placa de clareamento

O clareamento é um tratamento muito procurado por quem quer branquear os dentes e eliminar algumas manchas que vão aparecendo com o tempo. E um dos métodos de clareamento mais utilizados nos dias de hoje é a placa de clareamento.

 

Como funciona a placa de clareamento?

A placa de clareamento é nada mais que um molde de silicone para clarear os dentes. A placa é preenchida internamente com um gel clareador de peróxido de hidrogênio, um composto que ajuda a clarear o esmalte do dente e assim deixar em evidência as camadas interiores mais brancas.

Alguns kits de clareamento caseiro oferecem o tratamento por um preço mais baixo que os dentistas especializados. O grande problema é que nesses kits, as placas de clareamento utilizadas não são feitas de acordo com os dentes do paciente, elas utilizam moldes pré-fabricados.

Dessa forma, além do tratamento não ser tão eficiente, o paciente ainda corre o risco de que a placa de clareamento não retenha o gel, podendo assim sofrer queimaduras e inflamações na gengiva e até aumento da sensibilidade dos dentes.

De qualquer maneira, o tratamento profissional também pode ser feito em casa. Nesta opção, o paciente vai ao consultório para fazer os moldes de sua placa de clareamento, e depois pode realizar o procedimento em qualquer lugar.

 

Quanto tempo dura o tratamento de clareamento?

O tratamento dura cerca de duas semanas. Durante elas, o paciente usa a placa de clareamento diariamente por uma hora, que é o tempo no qual o gel fica atuando.

Em comparação ao tratamento feito em consultório, como o tempo de exposição é maior, a placa de clareamento caseira utiliza um gel clareador mais fraco, para evitar assim queimaduras na gengiva e outros possíveis problemas bucais para o paciente.

Existe alguma contraindicação?

O uso de placas de clareamento não é indicado para aquelas pessoas que tenham excesso de tártaro, placa bacteriana ou problemas de inflamação ou sangramento de gengiva, e também deve ser evitado por gestantes, já que ainda não se sabe muito sobre os possíveis efeitos que os agentes químicos do gel de clareamento podem causar aos bebês.

O ideal é que, antes de começar um clareamento, você consulte sempre um especialista no assunto e passe também por uma revisão geral com seu dentista.

 

Com o Plano Dental Estética da OdontoPrev, você têm acesso a todo o tratamento de clareamento dental, desde a primeira consulta até a conclusão, sempre com dentistas especialistas. 

 

Acesse e confira todas as vantagens de escolher a OdontoPrev para o seu tratamento.