Clareamento: alimentos que ajudam a deixar os dentes mais brancos

Por Odonto em 26 de Julho de 2017
alimentos que clareiam os dentes

O clareamento é o tratamento odontológico mais em alta nos dias de hoje. Isso porque muita gente tem se preocupado cada vez mais com a aparência do seu sorriso e com a cor dos seus dentes.

Para potencializar os resultados do tratamento de clareamento, é importante seguir alguns cuidados e orientações profissionais para evitar que seus dentes já clareados escureçam mais rápido e assim ressaltar os efeitos do tratamento logo após realizá-lo.

Uma dessas formas é evitar ingerir alguns alimentos e bebidas que podem prejudicar o resultado do clareamento ao mastigar.

 

Confira abaixo uma lista de alimentos que ajudam a preservar o resultado do clareamento nos dentes:

Brócolis

Enquanto as fibras do brócolis ajudam a limpar os dentes, o ferro e o cálcio contidos nele também colaboram para formar uma barreira que protege o esmalte dentário.

Espinafre

Além de limpar os dentes naturalmente com as suas fibras, o espinafre também possui ácido oxálico, substância que ajuda na absorção do cálcio que fortalece os dentes.

Maçã

A maçã é um dos alimentos mais fibrosos e por ser assim ela ajuda a limpar os dentes quando mordida.

Queijos e laticínios

Os produtos feitos de leite contêm cálcio, fósforo e ácido láctico, que colaboram para a remineralização e reparação do esmalte dentário e para o combate às bactérias. Além disso, os queijos especificamente têm também uma proteína chamada caseína, que colabora ainda mais para o esmalte do dente.

Abacaxi

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que, segundo estudos, pode ajudar a eliminar manchas sem danificar o esmalte dos dentes. Praticamente um clareamento natural!

Morango

O morango contém altas concentrações de ácido málico, substância que assim como a bromelina do abacaxi atua como um adstringente natural, retirando manchas dos dentes. A uva é outra fruta que também têm a ácido málico e cumpre a mesma função.

 

Alguns dos alimentos acima são muito ácidos, mas é importante evita-los pois os dentes clareados podem ficar sensíveis logo após a sessões de clareamento e estes alimentos ajudam a aumentar a sensibilidade.

Já Bebidas escuras como café, chá preto, refrigerantes e vinhos tintos não são indicados, pois podem alterar a cor dos dentes e devem ser evitados, assim como alguns alimentos, como tomate, cenoura e beterraba que possuem pigmentos antioxidantes naturais e podem comprometer o resultado estético do clareamento.

Chiclete sem açúcar

Ainda que pareça estranho, o chiclete sem açúcar estimula a produção de saliva e ajudam a neutralizar o pH ácido da boca provocado pela presença de bactérias. Além disso, alguns chicletes são adoçados com xilitol, um tipo de açúcar que não consegue ser metabolizado pelas bactérias, o que ajuda a combatê-las.

 

Estes e outros cuidados antes e após o clareamento podem ajudar a manter os dentes brancos e também a ressaltar os efeitos estéticos obtidos, por isso as orientações do Cirurgião-Dentista são imprescindíveis. O clareamento deve ser realizado com cuidado, após avaliação criteriosa com um cirurgião-dentista. Dentes com restaurações antigas não clareiam e provavelmente o cirurgião-dentista pode recomendar a substituição assim como é necessária uma limpeza mais profunda nos dentes antes de realizar o clareamento, para remover algumas manchas que possam existir nos dentes. 

 

Pensando nisso, evite complicações e consulte sempre um Cirurgião-Dentista. Com o plano Dental Estética OdontoPrev, os pacientes contam com cobertura completa para todo o tratamento de clareamento e muito mais, com acompanhamento especializado desde a primeira consulta.

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.