Mau Hálito

O mau hálito é um dos problemas bucais que mais incomodam. O mau cheiro e gosto ruim na boca podem ter diversas fontes. Pesquisas recentes mostram que existem centenas de possíveis causas para o mau hálito e de 80 a 90% delas estão na boca.
A saburra, que nada mais é uma placa bacteriana lingual que possui um odor desagradável, combinada ou não à gengivite e periodontite, está entre os maiores responsáveis. Ela deixa a língua amarelada ou esbranquiçada e é formada de restos alimentares, bactérias e células de descamação da mucosa bucal.
A verdade é que a falta de higiene bucal, ou feita incorretamente, é uma das principais causas.
A língua (mau higienizada) responde por cerca de 50% dos casos de halitose e gengivite e periodontite por 13%.
Mas, existem alguns problemas de saúde que levam à condição. Causas extrabucais, como diabetes, alterações hormonais, insuficiência renal ou hepática, doenças pulmonares e do sistema digestivo, somam em torno de 4% dos casos de mau hálito.
Além disso, a falta de salivação na boca, presença de cáries, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uma dieta com muito alho, cebola e pimenta também ajudam no mau cheiro.
Para resolver o problema, uma boa higienização diária é a solução. Se persistir, é indicado visitar um dentista para descobrir as possíveis origens e tratamentos.